Do's & Don'ts

Por quê utilizar ?

O Tom de Voz é a premissa que traduz uma personalidade, cultura e maneira de falar e fazer de uma empresa. Por isso, elencamos alguns direcionamentos práticos sobre o que nós podemos ou não fazer.

Ousado & Inspirador

✅ Nossa ousadia está no que fazemos, e não em como falamos. Mostramos nosso pioneirismo e iniciativas compartilhando nossos cases e conquistas.

❌ Não aceitamos nenhuma forma de preconceito de qualquer natureza e reforçamos isso na nossa comunicação.

Buscamos nos posicionar em causas que acreditamos, assumindo nosso papel na sociedade como forma de trazer o tema para o debate.

❌ Não somos partidários, apoiamos apenas ideias.

✅ Usamos mais perguntas e provocações do que afirmações. Na prática: Como está a maturidade digital das empresas pós-pandemia?

❌ Não fazemos perguntas óbvias ou tentamos gerar engajamento através de perguntas sem sentido. Na prática: O que você faria nessa situação? Como vocês estão?

✅ Inspiramos as pessoas e organizações a partir da nossa história e das pessoas que fazem parte dela.

❌ Não desmerecemos outras empresas ou tentamos diminuí-las, apenas valorizamos a nossa trajetória.

✅ Demonstramos que adoramos novos desafios.

❌ Somos orgulhosos das nossas conquistas, mas não somos arrogantes.




Leve & Amistoso


Somos diretos e objetivos, sem formalismos Na prática: Oi/Olá, tudo bem/Como vai? Somos o CESAR. Como podemos te ajudar?

❌ Não falamos com formalismos. Na prática: “Prezados senhores”; “Caros clientes”; “Atenciosamente”.

✅ Respondemos de forma amistosa e com empatia. Na prática: Muito boa sua sugestão, mas no momento ainda não temos esse curso. Vamos anotar aqui sua sugestão, quem sabe lançaremos num futuro próximo.

❌ Não respondemos perguntas de forma seca e direta. Na prática: Não temos. Não somos.

✅ Utilizamos jargões de forma moderada, prestando atenção ao público e tentando traduzir sempre que possível. Na prática: Em artigos segmentados ou técnicos.

❌ Não usamos jargões para o público geral. Na prática: Nas redes sociais.

✅ Usamos uma linguagem que garante a abrangência de todos os gêneros Na prática: Todos e todas, eles e elas, pessoas etc.

❌ Não usamos “bem vindes” ou “obrigadx”.

✅ Usamos palavras em inglês, mas sempre que necessário colocamos a tradução. Na prática: Data Science (Ciência de Dados), Wicked Problems (Problemas Complexos).

Não traduzimos palavras e expressões em inglês já incorporadas ao cotidiano. Na prática: Home office, online, feedback etc.

Nossa linguagem inspira autoridade no assunto e experiência, de uma marca que preza pelo compartilhamento de conhecimento. Ex: A Indústria 4.0 traz impactos significativos para o meio industrial, afinal, com ela, os processos ficam mais rápidos.

❌ Não utilizamos para isso linguagem apelativa ou de gatilhos mentais, para sermos sensacionalistas ou apocalípticos. Ex.: A Indústria 4.0 está revolucionando o mundo. Sua empresa pode ficar para trás se não participar deste webinar exclusivo para VIPs.

Antenado & Instigado

Nosso conteúdo é embasado em estudos e pesquisas.

❌ Não propagamos achismos ou informações não verificadas.

✅ Buscamos ser uma fonte segura e confiável de novos conceitos, ideias, pesquisas e estudos para o público em geral.

❌ Não nos posicionamos como donos da verdade, mas como agregadores de conhecimento. Na prática: O CESAR atesta que….

✅ Mostramos que somos antenados e instigados por meio do nosso conteúdo, e não da nossa forma de falar.

❌ Não tentamos surfar em tendências ou memes da internet.

✅ Instigamos a reflexão e o debate.

❌ Evitamos a polarização.

✅ Compartilhamos com a nossa comunidade notícias e novidades que contribuam com o nosso propósito.

❌ Não compartilhamos notícias que possam gerar polêmicas ou que não contribuam com o nosso propósito. Na prática: Notícias envolvendo o governo, notícias negativas para o nosso mercado etc.